quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Multiplicação por 9


Responda rápido: quanto é 4 vezes 9? A foto ao lado ilustra a maneira de achar imediatamente a resposta para esta multiplicação e – o que é mais impressionanate – todos os outros números de 1 a 10 multiplicados por nove.

Como todas as grandes sacadas da história do conhecimento humano, essa é muito simples. Com seus 10 dedos esticados diante de si, basta dobrar o dedo que corresponde ao número que você quer multiplicar por 9. O resultado aparece como mágica diante dos seus olhos. Os números à esquerda do dedo dobrado são a dezena, os da direita correspondem à unidade! No nosso exemplo, dobramos o terceiro dedo, e observamos que restam dois dedos abertos à esquerda, e 6 à direita. Do que depreendemos quase imediatamente que 4 vezes 9 é 36! Faça o teste você mesmo com qualquer número de 1 a 10 e comprove!




Aqui, 9 x 8 Contando os dedos da esquerda para a direita, o oitavo dedo será o dedo médio da mão direita.




O resultado será 72 (7 dedos do lado esquerdo, 2 do lado direito).

10 comentários:

  1. Olá!
    Gostei do post, mas aqui fica a pergunta: por que sempre dá certo quando a multiplicação é (só) por nove??
    Bjs, Andy

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei que ela comentou foi muito legal e vai ajudar muitas pessoas se me ajudou né bjs

    ResponderExcluir
  3. não sei a minha pergunta é a mesma bjs

    ResponderExcluir
  4. alguem mora em pousa alegre eu sou a mesma pesso que fez a 2 e 3 terceira mensagem e fiz tambem essa bjs

    ResponderExcluir
  5. sera que gabriela cardenaz zaniboni esta brava com marina hitomi cartas anonimas e sera que marina hitomi namora gabriel uzzo bjs

    ResponderExcluir
  6. Gabriela cardenaz vc vai se ve comigo em fica esperando vc vai se ve

    ResponderExcluir
  7. Gabriela Cardenaz Zaniboni você vai se ve comigo se vc não entra nesse saite aqui ho que eu vo mostra Curiosidades Matematicas multiplicação por nove eu te mato e roubo todo o seu dinheiro bjs me responde senão mato e roubo

    ResponderExcluir